segunda-feira, 23 de abril de 2012

Reino Plantae


O Reino Plantae abriga os vegetais: organismos eucariontes, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes; e que apresentam alternância de gerações em seus ciclos de vida. 
   Ao longo da história evolutiva, os vegetais adquiriram adaptações que permitiram com que conquistassem o ambiente terrestre, em todas as regiões da biosfera. Graças a este fato, muitos animais e outros organismos passaram a colonizar tais ambientes, em razão da farta oferta de alimento e outras vantagens que os vegetais puderam proporcionar. 
Em virtude dos avanços de estudos relacionados a aspectos de parentesco entre os organismos, o Reino Plantae tem sofrido modificações significativas, e diversas propostas têm sido feitas neste sentido. No entanto, até que as principais mudanças sejam formalmente adaptadas ao currículo escolar, no Ensino Fundamental e Médio, tradicionalmente, este grupo ainda é estudado baseado em quatro subgrupos: 
- Briófitas: possuem estruturas produtoras de gametas pouco aparentes e vasos condutores de seiva estão ausentes. Ex.: musgos. - Pteridófitas: possuem estruturas produtoras de gametas pouco aparentes e vasos condutores de seiva estão presentes. Ex.: samambaias. - Gimnospermas: possuem estruturas produtoras de gametas visíveis e desenvolvem sementes, mas não frutos. Ex.: pinheiros. - Angiospermas: possuem estruturas produtoras de gametas visíveis e desenvolvem sementes e frutos. Ex.: abacateiros





sexta-feira, 6 de abril de 2012

Conceito de Angiospermas e Briófitas

Angiospermas.
As angiospermas correspondem à grande maioria das plantas que vemos em nosso dia a dia, estando distribuídas nos mais diversos ambientes e se apresentando nas mais diversas formas e tamanhos. Elas têm como característica principal a presença de flores  completas, onde encontramos as estruturas reprodutivas das plantas. Assim, temos flores dotadas somente de gineceu: o sistema reprodutor feminino; outras só com androceu, que é o sistema reprodutor masculino; e, ainda, flores hermafroditas, cuja maioria desenvolveu mecanismos que dificultam a autofecundação. O grão-de-pólen é formado no interior da antera, no androceu.







Briófitas 
Pertencem ao reino Plantae e, desta forma, são eucariontes, fotossintetizantes e multicelulares. Estes organismos não possuem vasos condutores de seiva, nem estruturas rígidas de sustentação, justificando seu pequeno porte. Assim, o transporte de substâncias se dá por difusão e ocorre de forma lenta.
São encontradas predominantemente em ambientes úmidos, porém podem ser vistas em água doce, em locais extremamente secos ou mesmo nos polos da Terra. Estão divididas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta; sendo os indivíduos do primeiro os mais conhecidos por nós.